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Instagram do advogado – Veja dicas para bombar sua rede social!

Você sabia que o Instagram do advogado pode ser uma excelente ferramenta a seu favor?

O Instagram é uma rede social global. Segundo o portal de estatísticas Statista, há cerca de 1,4 bilhão de usuários do Instagram mundo afora.

O Brasil ocupa a 2° posição, em termos de países que mais utilizam essa rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Trouxemos essas informações para você ter dimensão do alcance que essa mídia social possui. Isso significa que, se utilizar adequadamente, é um instrumento poderosíssimo para os profissionais.

E claro, isso inclui os advogados.

Como você deve imaginar, o advogado pode sim trabalhar a publicidade, inclusive utilizando redes sociais como esta.

O segredo, conforme veremos no último tópico, é estar atento as normas e exigências do Código de Ética e Disciplina da OAB.

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Venha conosco e confira 9 dicas para utilizar o Instagram do advogado.

Separamos algumas recomendações para crescer seu perfil, sem correr o risco de ser punido pela OAB. Confira!

1 – Crie um perfil exclusivamente profissional

2 – Conheça o seu público-alvo

3 – Crie um cronograma de postagens e mantenha a constância

4 – Interaja com os seguidores

5 – Combine o Instagram com outras redes sociais

6 – Invista na identidade visual

7 – Fique sempre atento às normas da OAB e do Código de Ética

8 – Crie estilo para as publicações

9 – Crie a bio do Instagram do advogado

 

1 – Crie um perfil exclusivamente profissional

É importante separar a vida pessoal da profissional. São mundos diferentes e, para um profissional que quer construir uma imagem, faz toda a diferença.

Ocorre que, em um perfil pessoal, a pessoa tem maior liberdade para comentar, compartilhar, divulgar. É um meio extremamente informal.

Assim, embora o seu perfil profissional não precise ser algo formal e técnico, ele precisa manter certo padrão.

Trata-se de um espaço para se portar de forma mais séria, visando objetivos profissionais e/ou educativos.

Por isso, primeiramente, se quer um Instagram para advogado, crie um perfil apenas para esta finalidade.

 

2 – Conheça o seu público-alvo

Nossa próxima dica para o seu Instagram do advogado, é conhecer e entender as demandas do seu público-alvo.

Basicamente, responda à pergunta: quem eu quero atingir com esse Instagram?

Donas de casa? Trabalhadores informais? Trabalhadores CLT? Um público mais juvenil? Público mais velho?

Não adianta responder que quer atingir todo mundo que conseguir.

Essa estratégia é falha e não costuma propiciar bons resultados.

Precisamos saber com que pretendemos dialogar, a fim de direcionar melhor as estratégias.

Certamente, nada impede que você amplie esse público-alvo posteriormente. Porém, inicialmente, delimite um público específico e foque nele.

Além de conhecê-lo, também é fundamental que conheça e determine as necessidades que esse público tem.

É a partir dessas demandas que iremos pensar no planejamento e, principalmente, nos conteúdos que levaremos às pessoas.

 

3 – Crie um cronograma de postagens e mantenha a constância

cronograma para instagram advogado

Essa dica é fundamental para o Instagram do advogado.

Talvez esse seja um dos maiores erros que os profissionais cometem ao utilizar o Instagram com fins profissionais.

Não elaboram um planejamento, nem mesmo um cronograma de postagens.

Uma rede social como o Instagram é um espaço na qual milhões de pessoas circulam todos os dias. Desse modo, se você não faz o possível para ser visto, será esquecido.

Precisa marcar presença de forma contínua.

Combinado a isso, é importante que elabore uma agenda de conteúdos para trabalhar e divulgar. Reels, stories, publicações no feed.

Você pode definir os dias da semana que fará postagens em cada um desses canais. Não precisa postar todos os dias em todos eles.

Contudo, é fundamental que todos eles sejam incluídos no seu planejamento.

 

4 – Interaja com os seguidores

Uma dica simples e fácil para você seguir. Ter o diálogo aberto, dar liberdade aos seguidores para tirar dúvidas, comentarem, se pronunciarem, contribui bastante.

Esse tipo de comunicação atrai os usuários, pois se sentem mais próximos e conectados ao profissional.

As famosas “caixinhas de pergunta”, por exemplo, são um verdadeiro trunfo para advogados que querem melhorar a comunicação com seus seguidores.

E antes que você nos questione, não há qualquer problema em se comunicar com os usuários.

Desde que mantenha o profissionalismo, se atendo a comentar e responder nos limites da pergunta do seguidor, não tem qualquer problema.

Até mesmo um pouco de descontração é perfeitamente aceita.

 

5 – Combine o Instagram com outras redes sociais

O Instagram do advogado pode ser vinculado a outras redes sociais, a exemplo do TikTok. Além do Instagram, outra rede social que costuma deixar os advogados inseguros é o TikTok.

Mas, não se preocupe, você pode sim utilizá-lo.

Nele, aplicamos a mesma lógica utilizada ao Instagram.

Isso significa que, em qualquer rede social, o advogado não poderá explorá-la com a finalidade de prospectar clientes.

O Código de Ética e Disciplina da OAB é bem claro ao dizer que, o advogado só pode usar a publicidade, com objetivos educativos e informativos.

Veja mais informações no nosso artigo “Publicidade na advocacia? Conheça as regras!

Talvez você esteja pensando: mas se eu não posso prospectar clientes, então qual a finalidade de combinar várias redes sociais?

A finalidade é permitir que você mostre aos usuários que tem domínio daquele conteúdo, construindo imagem e autoridade para o seu consultório.

 

6 – Invista na identidade visual

Detalhes fazem toda a diferença.

Construir autoridade de uma marca está fortemente ligado à memória.

Vamos testar isso com um exemplo. Quando eu falo para você as cores vermelho, preto e branco, o que vem a sua mente?

Provavelmente, pensou no refrigerante mais famoso e consumido no mundo: Coca-Cola.

Ainda, e as cores vermelho e amarelo, juntamente à letra “M”? Se pensou na rede de fast-food Mcdonalds, pensou corretamente.

Isso é para você ver a importância de construir uma identidade visual para advogados. Ela cria autoridade para a marca, além de formar uma memória nos usuários.

Nesse sentido, ao criar o Instagram do advogado, pense em detalhes como:

  • A paleta de cores que utilizará (não precisa ser uma única cor, mas é importante que elas combinem);
  • Tamanho e fonte das letras nos posts;
  • Imagens que utilizará. Irá pegar na Internet? Criará suas próprias imagens?
  • Formato e estrutura dos posts.

 

7 – Fique sempre atento às normas da OAB e do Código de Ética

Nós temos um texto que aborda exclusivamente sobre a publicidade para o advogado, como funciona, o que pode e o que não pode ser feito.

Por isso, se quer aprender mais sobre isso, com maior densidade, clique aqui e confira nosso artigo.

Contudo, também separamos alguns pontos principais para você se atentar quanto ao Instagram do advogado:

  • A OAB proíbe que o advogado faça consultas não pagas.

Dessa forma, o advogado não pode prestar consultoria pelo direct, comentários, caixas de perguntas. O que você pode fazer, e recomendamos, é retirar dúvidas.

  • Não pode usar o Instagram para divulgar serviços e/ou pacotes de serviços. Propagandas do tipo “faço seu divórcio por “R$ 100,00” são terminantemente proibidas;
  • Nada de anunciar promoções dos seus serviços;
  • Nada de discussões políticas, de cunho religioso e assuntos polêmicos.

 

8 – Crie estilo para as publicações

Essa dica é associada também a identidade visual do Instagram do advogado.

Se conseguir criar um estilo específico e único para o seu Instagram, certamente terá mais facilidade em fazer essa rede bombar.

Podemos pensar, por exemplo, em layouts distintos para:

  • Quando for publicar uma foto;
  • Quando for criar e responder as caixinhas de perguntas;
  • Para as legendas de seus vídeos do Reels;
  • Hashtags para temas diferentes;
  • Quando publicar frases e citações;
  • Quando postar vários posts, no conhecido estilo “carrossel”.

 

9 – Crie a bio do Instagram do advogado

A bio é a descrição do perfil do profissional. Uma boa descrição ajuda o seguidor a, com poucas palavras, entender quem é você e qual a sua pretensão com aquele perfil.

Assim, pode inserir na bio informações como:

  • Nome ou nome do escritório de advocacia;
  • Região em que atua;
  • Especialidade do advogado;
  • Número da OAB;
  • Link do seu site profissional (caso tenha um);
  • Objetivos com o perfil.

 

Conclusão:

Acabamos de ver uma série de dicas para ter um excelente Instagram do advogado.

A publicidade é sim permitida ao advogado. Contudo, precisamos estar atento às regras, para não ferir nenhuma disposição imposta pela OAB.

Grande parte das dicas que nós te damos são bem simples e básicas. O “feijão com arroz” para começar a trabalhar o Marketing Digital de um advogado.

Contudo, se não consegue fazer o básico adequadamente, não tem como explorar técnicas mais avançadas.

Siga atentamente essas 9 dicas, depois podemos pensar em mais coisas para incrementar a sua publicidade.

 

Gostou de conferir as dicas para o Instagram do advogado? Ficou alguma dúvida? Caso tenha ficado, clique aqui e entre em contato conosco para esclarecermos.

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